março 18, 2012

Significado do sobrenome Dietrich

DIETRICH, DIEDERICH, DIEDERICHS, DETRICH, DITRICH, DITTRICH
Derivados de antigos prenomes dados aos filhos com a finalidade de transmitir-lhes determinadas qualidades ou desejar-lhes um determinado destino.  O nome tem como primeira parte, a antiga palavra germanica "diot" ou "tiuda"
 (povo, homens, pessoas) A origem da palavra deutsch, Deutchland ( alemão e Alemanha) vêm desta palavra. A segunda parte do nome "rich" ( rico, príncipe, soberano, governante, vem  do latim "rex" (rei).  Nos tempos anteriores à Idade Média eram muito populares os prenomes com os quais os pais indicavam o  destino que desejavam a seus filhos e as características que esperavam ver neles. Em todas as culturas havia a crença que as crianças seriam impelidas para as virtudes identificadas no nome.
É por este motivo que atualmente  existem  sobrenomes, que significam riqueza, prosperidade, felicidade, poder, sucesso, saúde, força, coragem, bravura, renome, fama, etc...Originalmente  foram criados para serem apenas alcunhas e depois prenomes, mas com o passar do tempo passaram a ser também sobrenomes.
 
Classificam-se como um sobrenome "onomânico", isto é, descreviam determinadas virtudes.
Pesquisado em: http://www.da.dewort.com